sábado, 3 de setembro de 2011

Verdades e Mentiras das Dietas

E o que há de verdade e o que há de crendice nas dietas? Aqui vão alguns exemplos
. 

Verdades:

- alimentos funcionais na prevenção de doenças. 
- fibras auxiliam no tratamento da obesidade. 


Mentiras:

-
passar um dia apenas ingerindo líquidos, emagrece.
- tomar suco de limão pela manhã, em jejum, emagrece.
- tirar todo carboidrato da alimentação, emagrece.

A dica que especialmente recomenda para baixar o peso é a tranqüilidade e bom senso, que são caracterizados por uma alimentação equilibrada, com oferta de todos os grupos de alimentos, porém com quantidades definidas. Uma dica importante que Priscilla aponta, principalmente para adotar um hábito alimentar mais adequado, é fracionar as refeições de cinco a seis vezes ao dia, sem esquecer a atividade física. 

Para se manter saudável, basta ingerir a quantidade calórica que o corpo precisa, buscando qualidade e diversificação entre os alimentos, harmonia nas cores, textura e sabor. 

Por que ir ao nutricionista e com que freqüência? A grande procura do profissional nutricionista, relata Priscilla, é para obter perda de peso. Atualmente as pessoas estão se conscientizando mais da importância do nutricionista e a procura vem aumentando dia após dia.

No entanto, nem tudo pode estar acontecendo dessa forma dentro de um spa, revela. Alguns spas não seguem a linha de reeducação alimentar, renovando os hábitos do indivíduo para que possam ocorrer mudanças. 
Simplesmente oferecem dietas de baixas calorias, em que o indivíduo perde peso momentaneamente. No entanto, assim que retoma a sua rotina, ele volta a engordar novamente. Isso acontece porque ele modificou sua alimentação durante um certo tempo, em geral insuficiente para assimilar mudanças reais no seu comportamento alimentar.
Um regime de proibições e severas restrições influencia muito no humor, pois o ato de comer é prazeroso. Por isso, um regime severo não deve ser feito sem acompanhamento e sem apoio.
Uma nova tendência na área é o home care, onde o paciente é atendido em seu próprio domicílio. O atendimento hospitalar chega até ele proporcionando conforto e melhor resposta do paciente ao tratamento, uma vez que conta com o conforto e referência do próprio lar.
Perfil do Nutricionista
  • Planeja e pesquisa a utilização científica dos alimentos.
  • Supervisiona os regimes alimentares destinados à recuperação e manutenção da saúde do homem.
  • Organiza e acompanha programas de nutrição, identificando as carências dietéticas das comunidades para corrigí-las cientificamente.
  • Elabora programas de educação alimentar baseados na composição química e nas modernas técnicas de preparo, conservação e higiene dos alimentos.
  • Pode atuar em diversas áreas, como no magistério do ensino médio, ensino técnico e em treinamento para empresas do ramo alimentício, desde que curse paralelamente as disciplinas de Licenciatura.
  • Na área administrativa, presta assessoria e administra programas e sistemas industriais e comerciais voltados à alimentação
  • Pode desenvolver pesquisas em diversos laboratórios de análise de alimentos.
  • Elabora e supervisiona serviços de nutrição em diversas instituições voltadas à Saúde Pública.